Nesta página Você pode conhecer os serviços para os quais nos disponibilizamos.

Espaço reservado para a publicação de relatos extraordinários acontecidos na sua vida ou na de algum parente ou conhecido. É o lugar para a expressão de louvor e gratidão a Deus por bênçãos recebidas.
É a nossa galeria de fotos tiradas em Encontros de Casais, Seminários, Comemorações. É o Cantinho da Saudade.
Se deseja sugestões de sites interessantes e úteis para sua vida pessoal, nesta página Você encontrará o caminho de muitos deles.
Escalar o pico do ideal apoiado por amigos e familiares é por demais gratificante. Nesta página, o destaque aos que de alguma forma têem contribuído com idéias, orientações e matérias para a realização deste trabalho.
Se Você é daqueles que, enquanto navega pela Internet, gosta de ouvir músicas, nesta página estamos oferecendo vários links de músicas online. Portanto, visite esta página e escolha a rádio de seu gosto e bom proveito.

Saúde & Bem-estar

"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos". Provérbios 17:22

Evite o câncer com alimentação adequada

Fonte:  UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

 

Um terço dos principais tipos de câncer
pode ser evitado com alimentação adequada

Quando se fala em câncer, as pessoas logo pensam em palavras de conotação negativa, como dor, medo e desespero. A doença é associada, também, ao uso do tabaco e à exposição solar. Mas pouca gente se lembra que a alimentação exerce um papel importante: cerca de 30% dos principais tipos de tumor que acometem os brasileiros poderiam ser evitados com dieta adequada, peso saudável e atividade física.

O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil (a primeira são as doenças cardiovasculares). Só em 2008, 130 mil pessoas morreram por causa da doença e mais de 460 mil novos casos foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

verduras.jpgPara prevenir o câncer, a recomendação é consumir cinco porções diárias, ou 400 mg, de frutas e hortaliças, além de limitar o consumo de carnes processadas e salgadas

 "As pessoas já associam alimentação a doenças cardiovasculares, mas ainda não existe essa relação com o câncer", afirma Fábio da Silva Gomes, nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e analista de programas para controle do câncer do Inca. Para ele, é só questão de tempo para que essa percepção mude.

 "As evidências científicas que relacionam alimentos e câncer são algo recente, de 20, 30 anos, por isso ainda levará algum tempo até que sejam reconhecidas pela população e pela própria comunidade médica", comentou o especialista em evento sobre os mitos do câncer promovido pela American Cancer Society (Sociedade Americana para o Câncer), nesta quarta-feira (13), em São Paulo.

 Periodicamente, o Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer, junto com o Instituto Americano para Pesquisa em Câncer, publica um relatório com a revisão de especialistas sobre os estudos que comprovam a influência da alimentação e da atividade física no desenvolvimento de tumores. Veja quais as recomendações para prevenção do câncer:

- Mantenha o peso dentro dos limites normais (IMC entre 21 e 23, para adultos), especialmente a partir dos 21 anos de idade, e evite ganhos na circunferência da cintura ao longo dos anos. O excesso de gordura estimula a produção de certos hormônios e processos inflamatórios.

- Seja fisicamente ativo. Segundo o relatório, isso significa o equivalente a uma caminhada acelerada de no mínimo 30 minutos por dia, que deve ser aumentada progressivamente para 60 minutos.

- Limite o consumo de alimentos com alta densidade energética (como biscoitos e fast food) e bebidas açucaradas, pois eles contribuem para o ganho de peso, o que aumenta o risco de câncer.

ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E PESO ADEQUADO PREVINEM TUMORES
Fonte: World Cancer Research Fund 2009

Boca, faringe e laringe

63%

Esôfago

60%

Endométrio

52%

Estômago

41%

Colo-retal

37%

Pulmão

36%

Pâncreas

34%

Mama

28%

Rim

13%

Vesícula biliar

10%

Fígado

6%

Total para 12 tipos de câncer

30%

Total para todos os tipos de câncer

19%

 - Consuma pelo menos cinco porções, ou 400 g diárias, de frutas e hortaliças sem amido (ou seja, batata, mandioca e outros tubérculos não estão na lista). Segundo Gomes, esses alimentos oferecem proteção contra agentes cancerígenos, além de inibir o crescimento de células precursoras de câncer.

A recomendação é caprichar nas cores e incluir produtos à base de tomates e bulbos como o alho. Sobre o risco do consumo de pesticidas, o especialista é enfático: "É melhor consumir vegetais com agrotóxicos do que não consumir", diz.

- Limite o consumo de carne vermelha (menos de 500 g por semana) e evite carnes processadas ou salgadas. Os nitritos e nitratos usados em processos como a defumação geram compostos que podem ter ação carcinogênica, assim como o excesso de sal pode gerar danos às mucosas. O nutricionista também comenta que o preparo das carnes "na chapa" também pode levar à liberação de alcatrão e outros componentes que aumentam o risco de câncer. Por isso, limite o consumo de churrasco e dê preferência às carnes assadas ou cozidas.

- Limite o consumo de bebida alcoólica. O consumo máximo deve ser de dois drinques (cada porção contém cerca de 10-15g de etanol) para os homens e um para as mulheres ao dia.

 
- Tome cuidado com a conservação de grãos e cereais. Quando não são armazenados adequadamente, esses alimentos podem gerar o crescimento de fungos que produzem aflatoxinas, substâncias que podem causar câncer de fígado.

Gomes lembra que o uso de suplementos nutricionais para prevenir ou combater o câncer não são recomendados. "Toda vez que os pesquisadores identificam um componente em determinado alimento que parece proteger contra o câncer, a indústria logo o transforma em suplemento e isso pode resultar no efeito contrário", alerta, referindo-se a experiências mal-sucedidas com betacaroteno e capsaicina (componente da pimenta), que podem trazer riscos à saúde quando consumidos em forma de comprimidos.

O relatório do Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer esclarece, no entanto, que o uso de suplementos é indicado em situações de inadequação alimentar.

Volta para Saúde


     

Faça deste site a vitrine para divulgar
seus produtos e/ou serviços

Ao mesmo tempo Você estará contribuindo para a
manutenção deste ministério em prol do bem-estar familiar

Espaços reservados para banners
nas seguintes medidas

253x50 - 115x50 (coluna central) - 200x50 (na lateral)
Fale conosco

 
Volta ao Topo

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam". (Salmo127:1) Criado em 25/05/2007
Atualizado em 20/04/2012
   

Editor e Designer: Derly Gorski, pastor e jornalista (d.gorski@uol.com.br)
Apoio e Consultoria: Eli Mendonça, Webmaster da APaC

  Locations of visitors to this page